Voltando no tempo: veja 9 j-filmes que trazem essa temática.

Quem já não quis, pelo menos uma vez na vida, voltar no tempo e reviver algo? Ou então, ter uma segunda chance para consertar um erro ou um arrependimento do passado? Infelizmente não temos esse poder. Mas temos vários filmes que trazem essa temática e nos fazem refletir sobre isso. E toda essa estória de “viagem pela linha do tempo” tem a finalidade de nos mostrar uma única coisa: valorize o hoje, mostrando às pessoas que ama o quanto são importantes.

1.ENOSHIMA PRISM (江ノ島プリズム)

enoshima-prism-jmovie

Vamos começar a nossa lista com esse j-filme muito lindinho. Até achei que não iria chorar (sqn). O estranho foi que aguentei firme o filme inteiro, sem derramar nenhuma lágrima… mas bastou entrar os créditos finais que fiquei com um vazio no peito e “buáaaa”.

Shuta (Fukushi Sota), Saku (Nomura Shuhei) e Michiru (Tsubasa Honda) cresceram juntos e construíram muitos momentos bonitos e felizes. Mas no último ano do colégio, Saku, que tinha problemas cardíacos, morre deixando um sentimento de culpa muito grande em Shuta. Por isso, quando Shuta encontra um esquisito relógio de pulso que volta no tempo, não pensou duas vezes: salvaria a vida do querido amigo Saku, nem que para isso sacrificasse o que ele tivesse de mais valioso. É uma linda estória de amizade. Sem contar que adorei a atuação dos três!

  • 2013, 90 minutos
  • Mais do elenco: Honoka Miki (de “Itazura na Kiss”), Akama Mariko, Yoshida Yo, Nishida Naomi.
  • Disponível: KissAsian (legenda em inglês), Dramas Épicos (legenda em português)

2. SAKURADA RESET (サクラダリセット)

sakurada-reset-jmovie

Sakurada é uma cidade aonde vivem pessoas que têm habilidades especiais. Para o estudante colegial Asai Kei (Nomura Shuhei) esses poderes são um caminho para salvar outras pessoas e evitar a infelicidade alheia. Conta, assim, com a habilidade de Haruki Misora (Kuroshima Yuina), que tem o poder do “Reset”, em que é possível voltar três dias na linha do tempo. Mesmo com tais dons, para poupar a dor de uma paixão, Kei e Haruki perdem a chance de salvar a vida da amiga Souma Sumire (Taira Yuna). Salvando várias pessoas e encontrando outras com vários tipos de habilidades diferentes, Kei estava crente que sua liderança tinha uma única finalidade: a de reviver Sumire. Mal sabia o rapaz que fazia parte de um plano ainda maior.

Esse filme te prende do começo ao fim. Às vezes fica meio confuso, mas não é nada difícil você se pegar pensando “Caraca, queria ter essa habilidade!”. Gostei muito da atuação de Nomura Shuhei, bem sério e centrado (diferente de em Suki na hito ga iru koto!). Já a atriz Kuroshima Yuina parece até que consegue realmente viajar pelo tempo, tamanha é sua experiência em doramas do gênero: além desse filme, ela protagoniza Toki wo kakeru shoujo e Ashi Girl, ambos com a mesma temática.

Sakurada Reset está dividido em duas partes: a primeira é mais no mundinho dos estudantes e a segunda parte ganha um âmbito um pouco maior, envolvendo o futuro da cidade de Sakurada. Um mistério que vai te entreter.

  • 2017, 103 minutos.
  • Mais do elenco: Kentaro, Kaga Mariko, Oishi Goro, Iwai Kenshiro, Tamashiro Tina, Tsunematsu Yuri.
  • Disponível: KissAsian (legenda em inglês), Mahal Dramas Fansub (legenda em português).

3. KIMI TO 100KAI ME NO KOI (君と100回目の恋)

kimi-to-100-kai-me-no-koi-jmovie

Aoi (Miwa) estava cada vez mais apaixonada pelo seu amigo de infância Riku (Sakaguchi Kentaro). No entanto, ele estava cada vez mais se afastando dela. Apesar do corpo presente, a mente de Riku estava longe dali. Foi somente no aniversário de 20 anos de Aoi, é que ela começou a perceber o real motivo de tanta seriedade do amigo: Riku estava voltando no tempo para salvar a vida dela. O rapaz não desistiria nunca de tentar evitar o acidente daquele dia, que levaria a amada Aoi de seu futuro; nem que para isso tivesse que viver 100 vezes a mesma cena tão trágica, a mesma tristeza, a mesma dor.

Aposto minha vida doramática que esse j-filme vai te fazer chorar. Ir e vir no tempo com um disco de vinil… impossível, eu sei. Mas não deixa de ser lindo demais e triste demais!! Entrou na minha lista dos TOP 10. Sakaguchi Kentaro, #euteamo. Valeu cada lágrima.

  • 2017, 116 minutos
  • Mais do elenco: Ryusei Ryo, Mano Erina, Izumisawa Yuki.
  • Disponível: Mahal Dramas Fansub (Legenda em português).

4. ReLIFE (リライフ)

relife-jmovie

Nesse j-filme não há exatamente uma viagem na linha do tempo. Mas Kaizaki Arata (Nakagawa Taishi) tem a chance de aparentar 10 anos mais jovem e vivenciar novamente a vida de um estudante colegial de 17 anos. Para isso, precisaria participar de um projeto em fase de pesquisa chamado “ReLIFE” e tomar uma pílula rejuvenescedora. Desempregado, sem dinheiro e sem perspectiva nenhuma de vida, Arata resolve participar de tal loucura. Porém, essa revigorada faz com que Arata perceba a importância do amor, da amizade e do futuro na vida de uma pessoa. É um filme bem fofo e que flui bem. Recomendo para aqueles dias que quer assistir algo bem leve.

  • 2017
  • Mais do elenco: Taira Yuna, Chiba Yudai, Takasugi Mahiro, Ikeda Elaiza, Onoya An.
  • Disponível: Dopeka (legenda em português)

5. AYASHII KANOJO (あやしい彼女)

ayashii-kanojo-jmovie

Além de divertida, essa produção é muito emocionante. Para quem gosta de filmes que abrangem cantoria, então! Um prato cheio com lindas canções ao longo da estória! Com certeza, tudo deve-se à maravilhosa interpretação e vocal de Tabe Mikako. Mega indico! 

Katsu (Baisho Mitsuko) era uma senhora que, apesar de sempre alegre, era vista como intrometida, chata e mão-de-vaca. Sua relação com sua filha, Yukie (Kobayashi Satomi), não era das melhores: tudo gerava briga. Mas era uma avó muito coruja, sempre torcendo pela carreira musical do seu neto Tsubasa (Kitamura Takumi). Um dia, a velha senhora entra numa antiga fotótica e após um click, vê-se novamente com 20 anos de idade. Com o pseudônimo de Otori Setsuko (Tabe Mikako), a versão jovem de Katsu resolve fazer tudo que não teve oportunidade de fazer quando era nova, inclusive encarar uma carreira musical na banda do neto. Com direito a até um romance com seu produtor (Kaname Jun), Setsuko começa a (re)conquistar o respeito das pessoas ao seu redor e a receber o valor que realmente merece (e vem choradeira!). 

Ah! O final do filme traz uma surpresa muito agradável!

6. BAKUMATSU KOUKOUSEI (幕末高校生)

bakumatsu-koukousei-jmovie

Baseado num momento histórico do Japão chamado “Bakumatsu”, esse longa-metragem traz a atriz Ishihara Satomi como uma professora de História que não conseguia a atenção dos alunos de jeito nenhum. É quando um aplicativo de celular a leva, juntamente com alguns alunos, ao Período Edo. Lá, os jovens do futuro encontram com os samurais Takamori Saigo e Katsu Kaishu (papel desempenhado por Tamaki Hiroshi), figuras que foram fundamentais na história do país, e começam a valorizar um pouco mais a importância de se levar a sério uma disciplina escolar e o passado histórico.

É um j-filme típico de quando traz a “Viagem pelo Tempo” como temática. Pessoas do futuro que vão para um passado distante. Mesmo sendo um tema batido, vale a pena ser assistido para que possamos aprender um pouco mais da cultura e história do Japão de uma forma mais fácil.

  • 2014, 108 minutos
  • Mais do elenco: Emoto Tokio, Kawaguchi Haruna, Chiba Yudai, Saito Koichi.
  • Disponível: KissAsian (legenda em inglês)

7. BOKU WA ASHITA, KINOU NO KIMI TO DATE SURU (ぼくは明日, 昨日のきみとデートする)

boku-wa-ashita-kinou-no-kimi-jmovie

O estudante universitário Minamiyama Takayoshi (Fukushi Sota) apaixonou-se à primeira vista por Fukuju Emi (Komatsu Nana). Quanto mais tempo Takayoshi passava com Emi, ficava mais e mais apaixonado por ela. Mas para Emi, um dia a mais com Takayoshi significava desconhecê-lo cada vez mais. A explicação de tudo isso estava no TEMPO, e os dois teriam que saber manter o balanço entre amor e sofrimento para poderem aproveitar ao máximo os dias que ainda estariam juntos.

A estória é super fofa e tudo…. mas bugou meu cérebro. O roteiro tem relação com aquela teoria que existem duas dimensões com linhas de tempo distintas e que às vezes essas linhas podem se cruzar e tal. Fiquei tão preocupada em tentar entender o que estava acontecendo, que não consegui aproveitar o “curtir o filme”. Quando estava pegando o sentido da coisa, o filme acabou e fiquei vagando nas ideias soltas e perdidas. Desculpem a minha lentidão, mas só no dia seguinte consegui organizar a estória em minha mente (rsrs) e comecei a achar que o filme valeu a pena. Por isso, assistir duas vezes pode ser uma boa solução para entendê-lo melhor.

  • 2016, 111 minutos.
  • Mais do elenco: Higashide Masahiro, Yamada Yuki
  • Disponível: Dopeka (legenda em português)

8. ORANGE (オレンジ)

orange-jmovie

Na mesma teoria de que existem linhas de tempo paralelas em dimensões diferentes, temos o j-filme “Orange”. Mas dessa vez quem viaja não são as pessoas, são as cartas. Uma estória com ensinamentos para você levar para a vida inteira.

Naho (Tsuchiya Tao), uma estudante colegial, encontra uma carta destinada a ela. O mais estranho era que a remetente era uma Naho do futuro, com 26 anos de idade. Nas linhas diziam exatamente os fatos que iriam acontecer e como a jovem deveria agir para que não houvesse erros e arrependimentos. O principal objetivo da carta era salvar Kakeru (Yamazaki Kento) de seu fim muito trágico. Para isso, Naho deveria abrir seu coração para o rapaz e contar com a ajuda dos amigos para dividir o sofrimento. Outra linda estória de amizade.

  • 2015, 139 minutos.
  • Mais do elenco: Ryusei Ryo, Sakurada Dori, Yamazaki Hirona, Shimizu Kurumi.
  • Disponível: Dopeka (legenda em português)

9. TSUNAGU (ツナグ)

tsunagu-jmovie

Se voltar no tempo é uma maneira de reencontrar com certas pessoas, coloco esse j-filme nesta lista também.

Aiko (Kirin Kiki) tem uma função importante: ela é uma Tsunagu, uma intermediária que conecta pessoas da Terra com pessoas que já morreram. Seu sucessor é seu neto, Ayumi (Matsuzaka Tori) que começa a ser procurado para prestar seus serviços. Um filho arrependido por não ter transmitido todo o amor e carinho que sentia por sua mãe, um rapaz que queria ter passado mais tempo com sua amada, uma amiga que carregava um grande remorso por ter causado um acidente. Pessoas vivas teriam apenas mais uma chance de reencontrar pessoas que já se foram através do Tsunagu e tentarem superar o passado para poderem seguir em frente.

Se chorei?! H-A-H-A… mas que pergunta, né?! Um dos filmes mais profundos e reflexivos que já assisti.

  • 2012, 129 minutos
  • Mais do elenco: Hashimoto Ai, Kiritani Mirei, Sato Ryuta.
  • Disponível: (aqui)

Gostaram da nossa listinha? Mais algum para adicionar??