Tsunagu


Para chorar

Para aprender
tsunagu-jfilme-filme-japones

Esse filme te indico (muito muito muito!).

Quem é a pessoa que você gostaria de encontrar mais uma vez? Só mais uma vez…

Nossa vida na Terra é longa. Mas não é à toa. Acredito que vivemos para encontrar pessoas e, com elas, fazer dos nossos dias uma troca de experiências e para que os sentimentos de amor e carinho possam ser dados e recebidos. Mas… quando passamos a não poder mais entrar em contato com alguém que se foi, como ficam as palavras e sentimentos que ainda queríamos dizer, retribuir, ensinar, aprender com ele? ? Familiares, amigos, um grande amor… com quem vocês gostariam de encontrar, só , pelo menos, por mais um instante? Se pudessem ter só mais uma chance, o que diriam?

Ayumi (Matsuzaka Tori) é um colegial que passou a viver com a avó, Aiko (Kirin Kiki), após a morte de seus pais. Aiko tem uma função importante na Terra: é Tsunagu, uma intermediária que conecta pessoas vivas com pessoas que não estão mais nesse mundo. E Ayumi decidiu ser seu aprendiz e herdar a função de Tsunagu.

Assim, pessoas começaram a procurá-lo para entrar em contato com alguém que morreu. Para tal encontro existiam condições: a pessoa viva precisava de um motivo, a pessoa que morreu precisaria aceitar o pedido e, cada um só poderia se encontrar uma única vez com uma única pessoa. Tais condições aceitas, Tsunagu realizava o encontro. E dentro de um quarto, por algumas horas, pessoa da Terra e pessoa de um outro mundo se reencontravam, num clima de sentimentos intensos. A inveja, o orgulho, as mentiras, as esperas  que uniram tais corpos em vida, passam a não existir mais… restando arrependimentos e saudades. Mas somente assim, a angústia e a culpa poderiam ser dissipados para que a vida pudesse seguir em frente.

 Nossa! É um filme para lavar a alma com lágrimas. Além de ter um roteiro excelente, entretendo-nos, é muito reflexivo. Muitas de nossas atitudes, de nossas palavras serão reavaliadas. TSUNAGU (2012, 129 minutos) faz com que sintamos vontade de ficar bem pertinho das pessoas importantes, se não em presença, ao menos com palavras. Nos faz querer que não sintamos arrependidos de ter deixado de fazer algo ou deixado de ter dito algo.

Matsuzaka Tori (lindinhoo!!), mais uma vez, show! Mesmo num personagem surreal (será??), ele encanta… perfect! 😉 Adorei a atuação de Hashimoto Ai (que atualmente faz o dorama “Ama-chan”, no NHK)… dramática, intensa… ótima! E existem rostinhos já muito conhecidos como Sato Ryuta, Kiritani MireiEndo Kenichi e Ono Ito, valorizando ainda mais o filme.

Assista ao trailer.

E ouça a canção-tema de Tsunagu: Arigatou, de JUJU.

Infelizmente, não encontrei o filme com legenda (por enquanto!). Mas, veja disponível (aqui).

ELENCO

Para onde será que vão as pessoas que não estão mais neste mundo? Será que existe um Tsunagu? Não sabemos ao certo. Mas às pessoas que estão ao nosso lado, podemos dizer e expressar todos os nossos sentimentos de amor e gratidão.

À vocês, leitores e leitoras: Obrigada, por tudo.