Samurai Gourmet


Para sorrir

Para aprender
samurai gourmet-dorama

Pura culinária japonesa. Esse dorama te indico.

samurai gourmet-dorama

UM POUCO DA ESTÓRIA

Kasumi Takeshi (Takenaka Naoto) é um trabalhador assalariado que, ao chegar aos 60 anos, vê-se numa vida de aposentado. Para não ficar enfurnado dentro de casa, Kasumi vai comer fora e, pela primeira vez, sente a alegria de tomar uma cervejinha em pleno almoço. O aposentado começa então um tour gastronômico por vários restaurantes do Japão.

samurai gourmet-jdorama

Com isso, passa a sentir o prazer da liberdade de um homem, como a liberdade de um Samurai errante sem dono e sem destino. No entanto, somente um quesito o diferencia de um grande guerreiro: a coragem. Por isso, a cada aventura ou problema que surge nos lugares por onde passa, Kasumi chama (em seu imaginário) tal Samurai (interpretado por Tamayama Tetsuji) para que este possa dar um fim nas inconvenientes situações. Os dois enfrentam “juntos” diversos casos como um chef de cozinha grosseiro, divergências culturais de gerações, clientes chatos, dormir fora de casa pela primeira vez depois de casado e assim vai.

samurai gourmet-dorama

OPINIÃO E ADENDOS

Vamos lá! Convido vocês para um teste. Degustem um dos seus pratos preferidos. Demonstrem a felicidade imensa e satisfação extrema em cada metro cúbico de seu rosto. Perguntem às pessoas que estão com vocês se foram capazes de captar todas essas sensações. Conseguiram?! Bom, eu não. Não como Takenaka Naoto faz. Ele simplesmente é brilhante. A cada gole de cerveja gelada, a cada garfada, a cada porção que ele leva à boca com o hashi é como se conseguíssemos sentir o sabor e o cheiro da comida e a emoção de Takenaka ao comer. Dá água na boca. Sensacional esse homem.

Apesar de não ser um jovem com rostinho bonitinho, o protagonista nos prende em frente à telinha. Seu carisma é sem igual, assim como seu portfólio. Suas participações em filmes e doramas sempre são divertidas e sempre nos ensinam algo. Só como curiosidade, já atuou ao lado de todos os membros do Arashi <3 !!!

Samurai Gourmet é uma viagem pelo universo considerado, pela UNESCO, um patrimônio mundial: a gastronomia japonesa. E além dos pratos, temos a grande chance de aprender muito sobre os costumes e valores desse país tão rico culturalmente como é o Japão. São apresentadas no dorama desde as preparações mega conhecidas como o lámen, yakitori, karê rice, bentô até os menos famosos por aqui, como o oden (só digo que dá muita fome! E até vontade de cozinhar!!). Vale a pena cada episódio.

Quando li a sinopse pela primeira vez, não estava conseguindo imaginar como seria a relação entre um aposentado e um samurai e como nos seria apresentado de uma forma que não ficasse bizarro. Só pareceu que não funcionaria muito bem. Mais uma vez, estava completamente errada. Ficou perfeito e cada aparição do Samurai rende muita diversão.  Um dorama 100% familiar!

ELENCO

MAIS INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: gastronomia, alma guerreira, cultura japonesa.
  • Baseado no mangá “Nobushi no Gourmet”,  desenhado por Tsuchiyama Shigeru com texto de Kusumi Masayuki.
  • Emissora: original da Netflix
  • Estréia: 17 de março de 2017
  • Episódios: 12 (com duração média de 20 minutos cada).
  • Disponível: Netflix
  • Música-tema: Shiroisuna no Saboten, by Takenaka Naoto.
  • Trailer: