Orange

orange-j-filme

Emocione-se, ame e aprenda. Leve esse filme para a vida.

orange-live-action-filme-japonês

UM POUCO DA ESTÓRIA

Naho (Tsuchiya Tao) é estudante do 2º ano colegial. No início das aulas, encontra uma carta com várias páginas destinada a ela. No entanto Naho percebe algo estranho: o rementente é ela mesma 10 anos mais velha; uma Naho de 26 anos. A carta dizia que ela do futuro estava escrevendo para o passado, para que certos erros não fossem cometidos novamente e que nos momentos de escolha, Naho seguisse os conselhos dados nas páginas a seguir.

Achando ser inimaginável chegar em suas mãos uma carta do futuro, a estudante não dá credibilidade ao conteúdo da carta. Até o momento em que tudo começa a acontecer exatamente como está escrito: dizia que um aluno novo, chamado Kakeru (Yamazaki Kento), iria entrar na mesma classe e iria sentar-se ao seu lado. E foi o aconteceu. Dizia que ela iria começar a gostar dele, e foi o que aconteceu.

orange-live-action-filme-japonês

Kakeru passa a fazer parte do grupo de amigos de Naho: Suwa (Ryusei Ryo), Hagita (Sakurada Dori), Azusa (Shimizu Kurumi) e Takako (Yamazaki Hirona). Os seis começaram a ficar cada vez mais unidos, tendo a certeza que a partir dali estariam juntos  até a formatura.


orange-live-action-filme-japonês

No entanto, ao ler uma das páginas da carta Naho recebe a notícia que, aos 17 anos de idade, Kakeru perderá a vida. Aos poucos ela começa a descobrir que por trás de um Kakeru sempre sorridente existia um rapaz com inúmeros problemas, totalmente fragilizado e solitário. Descobrindo a verdade sobre a morte de Kakeru, Naho percebe a real intenção da carta: salvar a vida de seu amigo e evitar os arrependimentos carregados por uma Naho dez anos mais velha.  E para isso precisará viver sem ter qualquer tipo de vergonha, expressar o que sente à pessoa amada, enxergar realmente o que um amigo precisa e estar junto nos momentos que ele mais precisar; adicionar dias alegres e dividir o peso do sofrimento.

A narração traz, paralelamente, a vida dos jovens 10 anos após formarem o colégio, sem Kakeru. Conforme a estória é contada, os mundos paralelos começam a fazer sentido e vê-se o quanto o poder da amizade é importante.

orange-live-action-filme-japonês

OPINIÃO E ADENDOS

Todo filme tem começo, meio e fim. Mas esse longa-metragem vai muito além disso: ORANGE (オレンジ) tem alma e dá um sopro de ensinamentos no seu coração. A surrealidade da trama, em que existe uma carta tipo Manual de Instruções falando “Olha… o amanhã pode não chegar. Seja sincero com seus sentimentos sempre. Conte com seus amigos”, serve como um alerta a uma realidade que vivemos. O filme é simplesmente lindo e por falta de palavras para expressar a intensidade da mensagem que ele trás, dou o seguinte conselho: não deixe de assistir!

Não é de se espantar que as atuações de Yamazaki Kento e Tsuchiya Tao rendessem a eles o Prêmio de Estreantes do Ano. Uma ótima dupla! Além desse trabalho juntos, a afinidade dos dois vem de águas passadas! Kento e Tao interpretaram um casal no asadora Mare, do NHK (essas dobradinhas são um máximo, né?!).

Viajar no tempo para consertar erros e arrependimentos é um tema bem utilizado também no mundo do cinema hollywoodiano. Exemplos de dois ótimos romances são: Questão de Tempo (About Time) e Te amarei para sempre (The Time Traveler’s Wife) – ambos disponíveis na Netflix. E no universo doramático, podemos citar Proposal Daisakusen (um dos meus preferidos!). Quem dera se o homem tivesse esse poder, né?!

ELENCO

  • Yamazaki Kento como Naruse Kakeru
  • Tao Tsuchiya como Takamiya Naho
  • Ryusei Ryo como Suwa Hiroto
  • Sakurada Dori como Hagita Saku
  • Yamazaki Hirona como Takako Chino
  • Shimizu Kurumi como Murasaka Azusa
  • Kusamura Reiko como Naruse Hatsuno, avó de Kakeru
  • Moriguchi Yoko como Naruse Miyuki, mãe de Kakeru

INFORMAÇÕES

“Tu és eternamente responsável pelo que cativas”. O que somos hoje é feito dos momentos do passado. Não temos uma máquina para viajar no tempo. “É preciso amar como se não houvesse amanhã”.