Nigeru wa haji da ga yaku ni tatsu


Para sorrir

Para amar
wemarriedasajob-jdorama

O normal é nos apaixonarmos primeiro e depois assinar papéis de contrato matrimonial. Mas em “Nigehaji” (abreviando o título) a ordem foi diferente. Começou como um contrato, mas continuou como um divertido romance. Esse dorama te indico, com certeza!

nigehaji-dorama

UM POUCO DA ESTÓRIA

Após ser demitida, Moriyama Mikuri (Aragaki Yui) recebe uma sugestão de trabalho de seu pai: prestar serviços de diarista na casa de Hiramasa Tsuzaki (Hoshino Gen). Sua função seria ir uma vez por semana na casa do rapaz e fazer a limpeza do apartamento. Não tendo outra opção e vendo a oportunidade como forma de ganhar dinheiro, Mikuri acata a ideia do pai. O jovem rapaz aprova os serviços de Mikuri e a moça começa a gostar de fazer limpeza doméstica.

Hiramasa, com 35 anos, funcionário de uma empresa de T.I., era muito perfeccionista, solitário e tímido. Acostumou-se a viver sozinho, resolver tudo de uma forma 100% racional e sem emitir muitas palavras. E quando o quesito era “romance”, já havia se conformado que não havia ninguém para ocupar o posto de “esposa”. É quando ocorre o inesperado: Mikuri propõe a Hiramasa contratá-la como dona de casa, realizando um casamento de fachada. A proposta seria o seguinte: os dois morariam juntos, Mikuri faria todo o trabalho doméstico só que receberia um salário para isso. Sem objeções, Hiramasa concorda e ele prepara os papéis do contrato.

nigehaji-dorama

No entanto (obviamente) os dois começaram a se apaixonar. Conforme seus sentimentos cresciam, foram sendo acrescentadas cláusulas no contrato. E a cada ata de reunião, mais itens surgiam para que, convenientemente, os dois pudessem se aproximar cada vez mais. Criaram até o “dia do abraço”, tudo para que o rapaz pudesse superar o medo de relacionar-se com outras pessoas (desculpinha esfarrapada…rsrs).

nigehaji6

Mas misturar negócios com amor nem sempre é fácil. Não há cláusulas, regras e leis que ditem a ordem e organização quando o amor está no ar. A solução disso tudo?! Só assistindo a todos os episódios de NIGERU WA HAJI DA GA YAKU NI TATSU ( 逃げるは恥だが役に立つ) 😉

OPINIÃO E ADENDOS

Não penso duas vezes ao me deparar com um dorama da Aragaki Yui; umas das atrizes nipônicas que mais gosto. Ela tem um jeitinho tão “Aragaki Yui” de ser… meiga mas ao mesmo tempo forte, romântica sem ser apelativa. Com “Nigehaji” não foi diferente; a marca registrada das personagens da Gakki estava lá. Mas o que me levou a escolher esse título foi uma entrevista do Hoshino Gen que assisti no programa Asaichi, do NHK. Comecei a admirá-lo como pessoa e depois fui atrás dos trabalhos dele. Ou seja, fiquei duplamente satisfeita. O casal não tem aquela química explosiva, mas existe muita sinceridade nos sentimentos. Foi muito divertido acompanhar de desacanhamento do personagem de Hoshino Gen.

É interessante, também, ver como o trabalho doméstico é encarado no dorama. Conforme a relação do casal vai evoluindo de um contrato profissional a um vínculo sentimental, vai havendo uma necessidade de dividir os serviços de casa. E, claro, como na vida real, começa a surgir um certo estresse quanto aos afazeres domésticos (qualquer semelhança é mera coincidência…rsrs).

A tradução do título  “NIGERU WA HAJI DA GA YAKU NI TATSU” é “Fugir é vergonhoso mas é conveniente“.

SOBRE A CANÇÃO 『KOI』

Tanto sucesso quanto o dorama foi a música de encerramento do romance. Interpretada pelo próprio Hoshino Gen, a cançãoKOIfoi um estouro total e a coreografia da música cativou muita gente. No clipe de encerramento de cada episódio, os atores que compõe o elenco do dorama mostram um pouco dos passos que aprenderam (aqui). Teoricamente fácil (não para mim…rsrs… mas estou doida para aprender!!), o ritmo embalou vários vídeos no Youtube. E é incrível mesmo; impossível ouvir a batida sem sentir vontade de dançar! Querem uma prova?! Assista ao PV de “Koi” abaixo, com mais de 90 milhões de visualizações. E que tal aprendermos a coreografia?! Chamado de “Koi dance”, veja alguns vídeos: grupo de dança do Colégio Tamioka24 rapazes dançando na praia, funcionários de um resort.

— Hoshino Gen: Site oficial/ Canal oficial / Twitter –

ELENCO

  • Aragaki Yui como Moriyama Mikuri
  • Hoshino Gen como Hiramasa Tsuzaki
  • Ishida Yuriko como Tsuchiya Yuri, tia de Mikuri
  • Otani Ryouhei como Kazami Ryota, colega de trabalho de Hiramasa
  • Furuta Arata como Numata Horitsuna, colega de trabalho de Hiramasa
  • Fujii Takashi como Hino Hideshi, colega de trabalho de Hiramasa
  • Mano Erina como Tanaka Yasue, amiga de Mikuri
  • Narita Ryo como Umehara Natsuki, assitente de Yuri
  • Yamaga Kotoko como Horiuchi Yusu, assistente de Yuri
  • Ukaji Takashi como Moriyama Tochio, pai de Mikuri
  • Tomika Yasuko como Moriyama Sakura, mãe de Mikuri

INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: casamento de contrato, trabalho doméstico, romance
  • Baseado no mangá de Umino Tsunami, publicado em 2012.
  • Temporada: Outono de 2016
  • Emissora: TBS
  • Exibição: 11 de outubro a 20 de dezembro de 2016
  • Episódios: 11
  • Galeria de fotos: site oficial
  • Disponível: KissAsian (legenda em inglês) e Mahal Dramas fansub (legenda em português).
  • Música de abertura:  Susume, Tamani Nigete mo, de CHARAN-PO-RANTAN, com a participação do ator Narita Ryo. Assista a seguir: