Love Song


Para sorrir

Para chorar

Para aprender

Para amar
love-song

“Te amo, te amo, te amo. Consegui fazer uma canção assim porque só as palavras não foram suficientes. ”  

(da canção “Sukiyo sukiyo sukiyo”, Fujiwara Sakura)

LOVE SONG (ラヴソング), um dorama em que o amor é expressado pela música e  a música é o único caminho para encontrar o amor.

love-song-dorama

UM POUCO DA ESTÓRIA

No passado, Kamishiro Kouhei (Fukuyama Masaharu) formou uma dupla musical com sua namorada Haruno e fizeram muito sucesso. Mas após a morte dela, Kouhei abandonou totalmente sua carreira de cantor e a música deixou de fazer sentido a ele. Tornou-se médico, atendendo em um hospital e, duas vezes por semana, realizava atendimento psicológico dos funcionários de uma empresa.

O chefe do setor de Sano Sakura (Fujiwara Sakura) não suportava mais a displicência e dificuldade de comunicação de sua funcionária e a levou para que Kamishiro Sensei (sensei= no caso, doutor) desse uma solução na jovem.

love-song-dorama

Kamishiro Sensei descobriu que Sakura não se expressava verbalmente porque tinha gagueira. Para não ter que dar explicações e nem incomodar os outros, Sakura preferia não falar. O médico indicou uma especialista para tentar melhorar sua gagueira, mas a moça foi resistente ao conselho.

No entanto, sua melhor amiga Mami (Kaho) iria se casar e pediu que Sakura fizesse o discurso de casamento. Por Mami ser alguém que Sakura não queria decepcionar de forma nenhuma, a jovem resolveu aceitar fazer o tratamento aconselhado por Kamishiro.

Sakura iniciou uma terapia usando a música, e descobriu-se uma pessoa forte e corajosa quando cantava. Kamishiro encantou-se pela voz da menina, fazendo com que sua paixão pelo mundo musical começasse a surgir novamente. Os dois reencontram na música o sentido de viver.

love-song-dorama

Inevitavelmente, Sakura apaixona-se por Kouhei, 23 anos mais velho. Mas depois de Haruno, o médico colocou uma chave em seu coração e só mantém relações superficiais com as mulheres. Será que a música será capaz de fazê-lo corresponder aos sentimentos da jovem cantora?

Será Kouhei ou o amigo Soraichi (Suda Masaki) quem conseguirá proteger Sakura?

love-song-dorama

love-song-4

OPINIÃO E ADENDOS

“Love song” é um prato cheio (e muito cheio) para quem gosta de música. Além disso, outros temas como gagueira e amizade são abordados com muita atenção.  Desde que foi divulgado, tive imensa vontade de assistir a esse dorama. E assim como o amor, só palavras não são suficientes para explicar o quanto gostei. Me encantei e chorei (bastante, por sinal. Não é muito dramático, mas para alguns episódios é bom preparar um lencinho).

Fujiwara Sakura tem um canto delicado e sensível. E é assustador o imenso talento de Fukuyama Masaharu quando toca um violão. Bom, quando os dois formam uma dupla… nem se fala. As cenas em que os personagens de Fujiwara e Fukuyama estão compondo canções são muito interessantes também. É possível ver um pouquinho como funciona esse processo musical.

Não posso deixar de citar o ator Suda Masaki. Apesar de ter uma filmografia imensa, não tinha visto seu trabalho ainda. Todo maluco, despojado e atrapalhado, o personagem de Suda consegue expressar tão bem seu amor por Sakura, que até nós corremos o risco de sermos conquistadas. Gostei de sua atuação e vou querer ver muito mais de Suda daqui para frente.

O final dorama… o final né?! Vai dividir opiniões. Com certeza terá torcida dividida para que Sakura fique com Fukuyama (apesar de sem bem mais velho e galanteador, com Sakura ele sempre foi muito respeitoso) e com Suda (sabe aquele amigo para todas as horas e que faz de tudo para proteger quem ama?! Então, é ele). Usando uma gíria bem específica, diria que shippei o casal errado…rsrs.

Quanto à gagueira, a causa certa ainda é desconhecida. Por ter direta relação com problemas psicológicos e traumas é um sintoma que é tratável. Assim como podemos ver no dorama, a pessoa que apresenta gagueira tem grandes dificuldades de se comunicarem verbalmente e sofrem brincadeiras maldosas e constrangedoras. Mas como o processamento e funcionamento do cérebro para o canto é diferente do da fala, um gago que canta consegue entonar perfeitamente as palavras. Assim, Sakura consegue cantar lindamente <3

SOBRE AS CANÇÕES

Um dos principais atrativos de doramas que trazem o mundo musical como tema é, sem sombra de dúvidas, a trilha sonora. Sem ótimas canções, todo o encanto da trama perde todo o efeito. Para nossa sorte, “Love Song” é composta por músicas apaixonantes e viciantes (amei amei).

As canções 『Soup』e『Sukiyo sukiyo sukiyo』interpretadas por Fujiwara Sakura são de composição do cantor Fukuyama Masaharu. Além dessas, a música 『Koi no naka』da cantora Niiyama Shiori também faz parte da trilha sonora do dorama e também foi composta por Fukuyama. Só digo duas coisas: ele é um gênio e passei a admirá-lo horrores.

『500 miles』é a música-hino da protagonista e é possível ouvi-la várias vezes na trama. A versão original é de 1962, da cantora folk Hedy West e fez tanto sucesso que vários outros artistas a regravaram, sendo a mais recente de Justin Timberlake. A versão em japonês foi escrita pelo cantor e letrista Imawano Kiyoshiro (já falecido), caindo na voz de vários cantores japoneses também.

『Yasashisa ni tsutsumaretanara』, de Arai Yumi é outra música antiga (de 1974) que é interpretada pela personagem de Fujiwara e que vale a pena ser ouvida. Na playlist abaixo, ouça as 5 canções (em ordem citada) e apaixone-se pelo dorama antes mesmo de assisti-lo.

ELENCO

  • Fukuyama Masaharu como Kamishiro Kouhei
  • Fujiwara Sakura como Sano Sakura
  • Suda Masaki como Soraichi Amano
  • Kaho como Nakamura Mami
  • Mizuno Miki como Shishido Natsuki, irmã de Haruno e amiga de Kouhei
  • Tetsuki Tanaka como Muzumura Taizo, médico e amigo de Kouhei
  • Kinoshita Houka como Takigawa Fumio, chefe de Sakura
  • Sugura Taro como Nomura Kenta, noivo de Mami e colega de trabalho de Sakura
  • Yamaguchi Sayaka como Watanabe Ryoko, funcionária da escola de culinária de Soraichi
  • Uzaki Ryudo como Sasa Yuji, gerente do bar que todos frequentam

INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: música, gagueira, amizade, amor
  • Temporada: Primavera de 2016 (getsuku)
  • Emissora: Fuji TV
  • Exibição: 11 de abril a 13 de junho de 2016
  • Episódios: 10
  • Disponível: KissAsian (com legenda em inglês).