Kamisama no Karute

kamisama-no-karute-j-filme-japones

Esse filme te indico para refletir: quando procuramos um médico, o que realmente esperamos dele? Muito mais do que a cura da doença, contamos com a sua dedicação e compreensão de nossas aflições, num momento tão delicado de nossas vidas… E o médico, como se sente com tamanha responsabilidade…?

KAMISAMA NO KARUTE (2011) relata a rotina do Dr. Kurihara Ichito (Sakurai Sho), um jovem médico que trabalha no Hospital Honjo, na província de Nagano. O número de pessoas que procura esse hospital é muito grande e, durante o plantão do Dr. Kurihara na ala de emergência, esse número é maior do que o padrão. Isso porque Kurihara acaba atendendo não só a pacientes com problemas relativos à sua área (gastroenterologia), mas a todos os casos que aparecem ao longo da jornada, com a atenção e o calor humano que todo paciente aprecia e espera de um médico.

Por outro lado, Kurihara questiona se é correto seguir essa conduta, já que sua vida pessoal fica totalmente comprometida, não sobra tempo para ele dedicar à sua esposa Haruna (Miyazaki Aoi), aos estudos complementares, a si próprio. Talvez trabalhando num outro hospital, com uma agenda mais tranquila, ele pudesse conciliar seu trabalho e sua vida pessoal. Mas… conseguiria se sentir realizado sem manter o contato direto com os pacientes mais necessitados?

Em meio a esse conflito pessoal,  Dr. Kurihara atende a senhora Azumino Yukino (Kaga Mariko), uma paciente com câncer em estágio final. Após estudar o caso e elaborar um relatório completo sobre a paciente, o médico sugere que ela faça o tratamento no Hospital Universitário, onde encontraria melhores recursos. Porém Yukino pede que o doutor cuide dela pessoalmente, no Hospital Honjo, onde ela tem a sensação de  aconchego, como se os pacientes e profissionais dali fossem sua família. Ali ela poderia passar seus últimos dias de uma forma serena, tendo também a oportunidade de avistar de uma janela a sua cidade natal, e reviver as lembranças de dias felizes junto ao seu marido.

A convivência com a senhora Yukino faz o Dr. Kurihara perceber que, mesmo que o médico não possa trazer a cura para o paciente, ele pode e deve trazer dignidade e conforto, na medida do possível, aos seus últimos dias.

Embora o filme tenha uma narrativa um tanto lenta em seu início, aos poucos a estória nos envolve e nos emociona, e o final é muito lindo…  Bem, essa é a minha opinião, eu gosto de filmes nesse formato, que nos toca aos poucos, de forma sutil e delicada, nos fazendo sempre refletir sobre algum momento pessoal. Já passei por situações em que a generosidade das palavras, aliada à competência profissional do médico, foram fundamentais para me dar segurança e conforto em horas difíceis. Esse profissional merece todo o nosso respeito.

O filme Kamisama no Karute foi baseado no livro de Sosuke Natsugawa, de mesmo nome. A música tema é interpretada pelo pianista Tsujii Nobuyuki.

Assista ao filme acessando o blog Hatenai Arashi, que já disponibilizou o filme com legendas em português.

 

  • Yumi

    Olá! Assisti esse filme, e acho que foi uma bela indicação. Como profissional da saúde entendo o que é ter a necessidade de sentir-se útil aos pacientes. Muito bom!

    • http://essedoramateindico.wordpress.com essedoramateindico

      Oi Yumi! Que bom que gostou de nossa indicação! Não sou profissional da saúde, mas como paciente me emocionei com o filme, que mostra como é confortante saber que temos alguém que se preocupa em encontrar a melhor forma de amenizar nossas dores, tratar de nosso corpo e alma, e o quanto isso é gratificante também para o profissional.

      Muito obrigada pelo comentário, espero você mais vezes aqui no blog!!