Hana Yori Dango

hana-yori-dango-jdorama

Esse dorama te indico… para se apaixonar pelo mundo dos doramas!

 Assim como “O Pequeno Príncipe” é para o mundo dos livros e o “The Beatles” é para o meio musical; assim como “Toy Story” é para a animação e “Ultraman” é para o mundo dos heróis japoneses, HANA YORI DANGO é para o mundo dos doramas. UM CLÁSSICO!

Será muito difícil encontrar alguém que nunca tenha assistido. Eu assisti umas quatro vezes. Há quem pense que sou uma desocupada ou uma maluca, mas quem assistiu sabe: Hanadan (como Hana Yori Dango é carinhosamente apelidado) tem uma magia envolvente. Dominada por um encanto, há muitos doramas que você começa a ver e não consegue parar ( quem já não se pegou dizendo : “só mais um pouquinho…só mais um pouquinho” e quando percebeu…terminou!). Mas com Hanadan é algo muito mais encantador, pois esse fascínio não ocorre só quando se assiste pela primeira vez; na segunda, na terceira, seja qual for o número de vezes, você ri, chora, se emociona, torce, sente a estória da mesma forma.

O casal da trama é Makino Tsukushi e Doumiyouji Tsukasa, interpretados por Inoue Mao e Matsumoto Jun (magníficos…. atores destinados a esses personagens. Quem consegue imaginar outra Makino ou outro Doumiyouji? Perfeitos! Kanpek!).

Makino, filha de um assalariado, estuda no Colégio Eitoku, uma escola de filhos de milionários. Os estudantes do colégio são comandados por um grupo de 4 alunos auto-denominados “Flowers Four – F4” que, por serem de famílias que fazem doações generosas ao colégio, são considerados intocáveis. Com isso, o F4 (formado por Doumiyouji Tsukasa, Hanazawa Rui (Oguri Shun), Nishikado Soujiro (Matsuda Shota) e Mimasaka Akira (Abe Tsuyoshi), fazem o que bem entendem dentro da escola, inclusive maltratar seus colegas. Não suportando a tamanha injustiça, Makino resolve declarar guerra ao grupo. Assim inicia a 1ª temporada da saga de HANYORI DANGO (2005, TBS, 9 episódios), com muitas risadas e muitas cenas românticas. O que  acaba chamando atenção é o jeito de Doumiyouji demonstrar todo seu amor por Makino. Apesar de ser grosseiro com as palavras, suas atitudes são das mais românticas possíveis! (será que alguma mulher aceitaria o jeitão arrogante de Doumiyouji??). E não poderia deixar de citar o misterioso Hanazawa Rui (papel que Oguri Shun desenvolve com maestria!), um amigo mais que fiel de Tsukasa e uma espécie de anjo da guarda de Tsukushi.

A estória original de Hanadan foi escrita por Kamio Yoko, que publicado em mangá de 1992 a 2003, foi o shoujo mangá mais vendido no Japão . Foi lançada, também, a versão em anime, que apesar do roteiro básico ser o mesmo, muitas cenas são completamente diferentes do dorama. Para matar a curiosidade, assista ao primeiro episódio de Hanadan em anime (com certeza, algumas falas você vai reconhecer!).

Existe uma versão coreana de Hanadan, com o nome de Boys Before Flowers” (2009). Assisti o primeiro episódio com os F4 coreanos; e apesar de achá-los muito lindos, o Matsujun e sua gangue são insubstituíveis. Já a versão taiwanesa, com o título Meteor Garden“(2001), baseado no mangá japonês, não assisti ainda. Encontrei uma foto em um blog, que mostra os personagens de todas as versões, inclusive em mangá. Qual é a coluna que mais lhe agrada?? Rs…

No site oficial de Hana Yori Dango, podem ser apreciadas muitas fotos dos cenários vistos no decorrer do dorama. Para baixar, clique aqui.

O dorama rendeu, no 47º Television Drama Academy Awards, o prêmio de Melhor Atriz para Inoue Mao e o de Melhor Ator Coadjuvante, para Matsumoto Jun.

Além de acertarem nos atores, a trilha sonora, também, é encantadora. A música-tema é Wish de Arashi. No show de 10 anos de Arashi, Matsujun apresenta um solo com essa música… assista aqui (o palco estava lindo! E o cantor também, é claro!). Outra canção é “Planetarium”, de Otsuka Ai. Existem muitos vídeos de fãs de Hanadan que utilizaram essa música como tema…este é um exemplo (vale a pena assistir, e (re)ver alguns trechos do dorama.)

Para minha felicidade (e da nação dorama-maníaca), a saga Hanadan continua…

  • Debys

    Num sei porque, mais quando vi, “um clássico” , soube na hora que era Hanadan, *-*
    realmente, quase nunca se acha uma pessoa que num assistiu, foi o segundo dorama que assisti e me fez me enteressar mais pelo mundo dos doramas mesmo, assim como vc disse ^^
    Minha mãe tbm amou quando assistiu comigo, disse q era o melhor, e concordo, foi por Hanadan que conheci Arashi, Sem dúvidas é um clássico é quase que obrigatorio, todo mundo assistir rsrs. Beijus.

  • Lui

    Hana yori Dango….adorei esse dorama,sinto-me como uma adolescente qdo assisto.. ai,ai!(suspirando)….. e tbém sou uma maluca que assisitiu 4 vezes. E olha que é longo hein…tem o I,II e o filme ne…rs. Esse dorama tbém faz parte dos meus favoritos. Mais do que a própria estoria, acho que o que deu certo é a química que existe entre Inoue Mao e Matsujun como protagonistas, sem esquecer do grupo F4. A amizade que une os F4 e Makino, isso sim é que encanta aos que assistem. Não assisti outras versões, fico com Matsujun e Mao….^^

    Beijos!

  • Cilla Radisi

    Amo esse dorama!!! Ja assistir a versão coreana mais acho Hanadan melhor, é mais completo. A quimica que tinha esse casal era incrivel. É difícil não se apaixonar pelo Doumiyouji ele consegue ser perfeito com todos os seu defeitos e a Makino é encantadora com o seu jeito fofo e brigão. Adorava as brigas dos dois, eles realmente eram feitos um pra o outro. As musicas eram perfeitas, conheci o Arashi atraves do dorama e agora sou fãs deles. Assitir Hanadan 4 vezes é o meu dorama favorito!!
    Beijos!

    • http://essedoramateindico.wordpress.com essedoramateindico

      Oiee!! Concordo com tudo que vc disse!! A versão japonesa é a melhor…a química dos protagonistas é show!! Eu tbm conheci o Arashi através desse dorama e assisti umas quatro vezes!!! Amei seu comentário 😉

      Apareça sempre!

      Bjoss

  • Jessica Menezes

    Gente tô começando agora a me apaixonar por esses Doramas, nem sabia como se chamavam, kkkkkkk, mas comecei por good morning call, depois Itazura na Kiss, mas apenas pq estavam disponiveis na Netflix, me apaixonei!!! quero muito assistir esse dorama e outros mas como faço para vêlos ???

  • sayurine