Cartas de Iwo Jima

cartas-de-iwo-jima-filme-guerra

 Esse filme eu indico a todos que apreciam a arte do cinema… uma obra-prima de Clint Eastwood, estrelando Ninomiya Kazunari, nosso querido Nino! 

CARTAS DE IWO JIMA (LETTERS FROM IWO JIMA – 2006, EUA) é o longa-metragem dirigido pelo renomado ator e diretor Clint Eastwood, que relata a batalha na Ilha de Iwo Jima entre japoneses e americanos durante a 2ª Guerra Mundial, sob o ponto de vista japonês.  

O filme mostra a tropa nipônica se preparando para enfrentar o grande exército americano, sob o comando do general Tadamichi Kuribayashi (Watanabe Ken), que aplica estratégias inovadoras, estendendo o combate em quase 40 dias de luta e resistência heróica.

Entre os soldados, encontra-se Saigo (Ninomiya Kazunari), um jovem padeiro que deixou a esposa grávida, e prometeu a ela que retornaria para conhecer a filha.

Para amenizarem a saudade, Kuribayashi e demais soldados escrevem cartas aos parentes e queridos. Essas cartas, mais tarde, foram resgatadas nas areias da ilha, e relatam de forma emocionante as expectativas daqueles que sabiam que as chances de voltarem vivos eram mínimas, mas ainda assim, lutaram com honra e coragem.

“Cartas de Iwo Jima” foi desenvolvido por Clint Eastwood em conjunto com o filme “A Conquista da Honra”, onde o diretor aborda o mesmo conflito, mas sob a visão dos americanos.

Na página da Warner Bros. (em português), temos fotos, vídeos e muitas informações sobre o elenco, realizadores, além de notas de produção super interessantes. Vale a pena conferir!

O filme obteve, entre outros, as seguintes indicações e prêmios:

  • Globo de Ouro (2007) – vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro e indicado na categoria de melhor diretor.
  • Oscar (2007) – vencedor na categoria de melhor edição de som; indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original.
  • Academia Japonesa de Cinema (2008) – melhor filme em língua estrangeira.

No Japão, Cartas de Iwo Jima (Iōjima Kara no Tegami) liderou as bilheterias durante 5 semanas seguidas.

Eu assisti a esse filme logo que estreou no Brasil. Naquela época não estava envolvida com o mundo doramático, não conhecia o grupo Arashi e o Nino. Não podia imaginar que o ator que interpretou brilhantemente o personagem Saigo seria um dos meus favoritos nos doramas e filmes japoneses!

Nino foi muito elogiado por sua atuação nesse filme de sucesso absoluto em várias partes do mundo. Assista a um vídeo de uma fã que filma Nino, juntamente com o elenco e o diretor do filme, durante as premiações em Berlim e Paris.

Baixe o filme aqui e assista a essa bela obra que demonstra sobretudo o respeito e admiração do diretor americano Clint Eastwood pelo povo e cultura japonesa!

  • .Miki Yoshikava.

    Demorei, mas assisti esse filme também… (já tem um tempinho já)… Na verdade, tava enrolando pra assistir, porque a história não tinha me interessado muito… Isso porque na época já estavam falando do sucesso dele (acho que sou meio do contra haha)… Mas depois que assisti, putz! que filme hein!!!!! Por ter sido feito por um americano, até que foi uma boa adaptação… que bom! E uma vez vi em algum programa por aí comentando sobre a entrevista que o Ninomiya deu lá pros lados dos Estados Unidos… ele falando em inglês… na verdade, o pessoal tava tirando sarro dele porque ele ficava pensando muito pra falar, coitado (acho que era num dos programas do Arashi)… Enfim, recomendadíssimo! =]

    • http://essedoramateindico.wordpress.com essedoramateindico

      Oi Miki! Acho que assisti também a esse programa com o Nino, tinha até uma professora de inglês comentando as respostas dele…

      Muito bom esse filme, né? É considerado um dos melhores do diretor Clint Eastwood.

      Beijo, obrigada pelo comentário!

  • http://tudoasfixia.wordpress.com migraziele

    Oi indiquei seu blog para um meme:

    http://tudoasfixia.wordpress.com/2012/06/18/so/

    se quiser participar! bjs