Bakumatsu Koukousei

Bakumatsu-Koukousei-j-dorama

Viaje no tempo e  familiarize-se com alguns dos importantes nomes da História do Japão.

bakumatsu-koukousei-jfilme-dorama

UM POUCO DA ESTÓRIA

Kawanabe Mikako (Ishihara Satomi) é uma professora de História. No entanto sua maior dificuldade era conseguir a atenção de seus alunos, que não tinham interesse nenhum por episódios do passado que nunca vivenciaram. Numa de suas aulas, um de seus alunos, Masaya (Emoto Tokio), encontra um estranho aplicativo no celular que o leva, juntamente com a professora Mikako e mais dois colegas de classe, à uma viagem no tempo.

Eles chegam ao ano de 1868, em que os samurais ainda lutavam pela sua existência, e deparam com o famoso Katsu Kaishu (Tamaki Hiroshi), até então conhecido somente por ilustrar vários livros de História por grandes feitos heroicos.

bakumatsu-koukousei-jfilme-dorama

A professora Mikako passa a vivenciar algumas situações históricas e a entender melhor os pensamentos de Katsu Kaishu, levando-a a avaliar melhor suas atitudes perante seus alunos. Assim como os alunos, que aprendem a valorizar a importância da existência de algumas figuras do passado e o porquê de estudar sobre eles. Durante a viagem, a maior preocupação deles é tentar manter a história como ela foi para não alterar suas vidas no futuro.

NA VIDA REAL

A palavra bakumatsu do título do filme refere-se a um termo utilizado para designar o período que abrange os últimos anos do Período Edo, em que termina o Xogunato Tokugawa, finalizando a época dos samurais.

Assim como o longa-metragem traz um pouquinho de alguns acontecimentos da História do Japão, traz também alguns importantes nomes desse período. Um deles é Takamori Saigo, considerado o último samurai (que inclusive inspirou a produção hollywoodiana “O Último Samurai”). Com a entrada de poderes estrangeiros no Japão no Xogunato Tokugawa, iniciou no país vários movimentos contra tal permanência estrangeira. Assim, surgiram muitos opositores a Tokugawa, inclusive Takamori Saigo. O Imperador viu-se numa situação em que foi obrigado a impedir os poderes de Tokugawa, declarando a abolição do Xogunato. Muitos samurais foram contra à decisão do Imperador, dando início a várias batalhas internas. Takamori Saigo liderou as  forças imperiais em algumas batalhas, conseguindo a rendição dos samurais em certos locais, e em 1868 partiu para Edo com o mesmo intuito. Lá encontra com Katsu Kaishu (papel desempenhado por Tamaki Hiroshi, nesse filme), ministro do governo Xogun, que declara sua rendição pacífica. E é esse trecho que podemos ver em “Bakumatsu Koukousei”.

bakumatsu-koukousei-jfilme-dorama

OPINIÃO E ADENDOS

Apesar de trazer uma passagem histórica repleta de conflitos, o filme aborda-a de uma forma divertida.

É possível ver muitas situações impossíveis, como um samurai andando de carro ou pessoas daquela época falando algumas gírias de hoje em dia. Mesmo sendo totalmente fictício, gosto de estórias que abordam viagem no tempo pois temos a chance de ver claramente as diferenças de época para época e aprender a valorizar tudo que temos atualmente. Sem contar que aprendemos muito da cultura japonesa.

Além disso, uma fala do personagem de Tamaki Hiroshi foi muito reflexiva: “Muitas coisas progrediram no futuro. Mas pelo visto, só as pessoas que não”, quando refere-se às atitudes humanas. Muita verdade numa frase só.

ELENCO

  • Tamaki Hiroshi como Katsu Kaishu
  • Ishihara Satomi como Kawanabe Mikako, professora
  • Emoto Tokio como Masaya, aluno
  • Kawaguchi Haruna como Eri, aluna
  • Chiba Yudai como Shintaro, aluno
  • Yoshida Yo como Tamiko, esposa de Katsu Kaishu
  • Sato Koichi como Takamori Saigo, o último samurai
  • Emoto Akira como Yanagita
  • Ibu Masato como Oosaki Noriatsu

INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: viagem no tempo, relação aluno-professor, história do Japão.
  • Baseado num dorama de 1994, exibido pela Fuji TV
  • Estréia: 26 de julho de 2014
  • Duração: 108 minutos
  • Disponível: KissAsian (legenda em inglês)
  • Trailer:

Se tivesse a chance de voltar no tempo, num passado em que você não existia ainda, para onde iria?

  • Maria Eduarda

    onde eu assisto?

    • sayurine

      Olá, Maria Eduarda! Encontramos somente no site que colocamos no post… Bjoo