Atarashii kutsu wo kawanakutcha


Para amar
atarashii-kutsu-wo-kawanakucha-movie

Às vezes a vida necessita de uma nova roupagem. Nada melhor do que começar com uma paixão e (claro!) um novo par de sapatos!

atarashii-kutsu-wo-kawanakucha-movie

UM POUCO DA ESTÓRIA

Para fazer companhia à sua irmã caçula Suzume (Kiritani Mirei), o fotógrafo Sen (Mukai Osamu) aceita viajar à Paris. O que o rapaz não sabia é que Suzume queria passar suas horas ali ao lado de seu namorado Kango (Ayano Go) e por isso, Sen foi simplesmente abandonado pela irmã num parque qualquer da cidade francesa.

Sem saber o nome do hotel em que se hospedaria e muito menos aonde estava, Sen fica furioso. Nessa situação de estresse, ele tromba com Aoi (Nakayama Miho), uma escritora freelancer que mora na França há anos.

atarashii-kutsu-movie

Aoi ajuda Sen a conhecer um pouco mais a cidade. As conversas foram evoluindo de simples diálogos sobre turismo para algo mais pessoal. Inclusive sobre o passado de Aoi; uma estória de vida traumática que se escondia atrás do sorriso simpático que sempre mostrava. Com o carinho e atenção de Sen, Aoi começa a conseguir superar alguns preconceitos (principalmente quanto à diferença de idade entre os dois) e ter vontade de seguir em frente.

Entre amores e desamores, “Atarashii kutsu wo kawanakutcha” (新しい靴を買わなくちゃ) traz a estória de uma mulher que se apaixona por um rapaz mais novo, o que a leva a querer “trocar o velho sapato por um novo” (no caso, uma metáfora a “iniciar uma nova fase da vida”. Um filme indicado para quem curte um romance leve e adulto.
atarashii-kutsu-movie

OPINIÃO E ADENDOS

O que me conquistou nesse longa-metragem foi a forma sutil e intimista do início da paixão dos protagonistas, sem ser apelativo e invasivo. Os dois simplesmente sentem-se encantados e, num breve intervalo de 3 dias, começaram a sentir medo do vazio que um deixaria na vida do outro. E, realmente, existem pessoas assim em nossas vidas: que passam como um vento, mas que tornaram-se inesquecíveis e importantes. Né?!

O romance principal fica por conta, claro, de Aoi com Sen (casal mega fofo), mas paralelamente é narrada a estória de amor dos personagens de Kiritani Mirei e Ayano Go. Não é a primeira vez que Kiritani e Go interpretam um casal romântico. Em “Usagi Drop”, os dois são namorados (Go aparece com uma aparência bizarra) mas não marcam tanta presença quanto neste filme.

atarashii-kutsu-movie

Trilha sonora

A suavidade é sentida, também, com a linda trilha sonora composta por Sakamoto Ryuuchi e Kotoringo. É de Kotoringo a música-tema do dorama “Hyakuman yen no onnatachi (Netflix)

E Sakamoto não é um compositor qualquer. Seu trabalho está em produções famosas como “O Último Imperador (1987)” e no filme “Furyo, em Nome da Honra (1983)”, em que a canção “Merry Christmas Mr. Lawrence” fez Sakamoto tornar-se mundialmente conhecido (inclusive, veio ao Brasil esse ano para a inauguração do Japan House em São Paulo).

“Menuet K.1 – piu mosso” , Kitchen e Champs são algumas composições (preferidas) que fazem parte do soundtrack desse longa-metragem. Ouça e sinta a sutileza de suas obras.

ELENCO

  • Nakayama Miho como Teshigahara Aoi
  • Mukai Osamu como Yagami Sen
  • Kiritani Mirei como Yagami Suzume
  • Ayano Go como Kango
  • Amanda Plummer como Joanne,  amiga de Aoi

MAIS INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: romance em Paris, amores e desamores.
  • Estréia: 06 de outubro de 2012
  • Duração: 115 minutos
  • Disponível: Banzai Dramas (legenda em português).
  • Trilha sonora: Sakamoto Ryuuchi & Kotoringo.
  • Trailer: