Aozora Yell


Para aprender

Para amar
aozora-yell

Não ande olhando para o chão. Levante a cabeça e veja o infinito céu azul de possibilidades.

aozora-yell-movie

UM POUCO DA ESTÓRIA

Assim como os líderes de torcida, a equipe de brass band (banda de música composta por instrumentos de sopro e percussão) acompanhava o time de baseball do colégio nos jogos; para que pudessem motivar e alegrar os jogadores. Ohno Tsubasa (Tsuchiya Tao) encantou-se pelas apresentações da banda e decidiu entrar no Colégio Shirato, que tinha uma das melhores equipes de brass band. Esse mesmo colégio era muito conhecido, também, por ter um dos melhores times de baseball. Por isso, Yamada Daisuke (Takeuchi Ryoma) resolveu fazer o ensino médio por lá.

E foi assim que Tsubasa e Daisuke se conheceram. Apesar de cada um ter entrado no mesmo colégio por diferentes motivos, prometeram que ambos levariam suas equipes ao Estádio Koshien, aonde acontecem as finais dos jogos de baseball colegial – um dos eventos mais importantes do esporte. A partir dessa promessa surge, também, uma linda estória de amor.

aozora-yell-movie

No início, Tsubasa não conseguia confiança suficiente para tocar seu instrumento: o trompete. Com o senpai Mizushima (Hayama Shono) no seu pé e uma mestre exigente (Ueno Juri), a moça começou a perder a sua coragem. Claro, nessas horas, ela contava com Daisuke. Assim, aos poucos, Tsubasa foi aprendendo que a motivação dos amigos é uma peça chave para a superação. Por isso, quando Daisuke mais precisou, ela foi capaz de retribuir todo o carinho que o rapaz necessitava para seguir em frente e atingir seu objetivo.

aozora-yell-movie

OPINIÃO E ADENDOS

Quando um filme traz o esporte como o mote da estória, “motivação, dedicação e superação” são obrigatoriamente abordados. E o sentimento de amor do casal protagonista é demonstrado exatamente dessa forma: incentivando um ao outro, para que pudessem melhorar cada vez mais. Acredito que seja uma das mais belas formas de declaração de amor e amizade.

Podemos ver, também, que a sincronia de uma equipe é consequência da união, respeito e carinho para com o próximo. Ou seja, antes de atingir a perfeição técnica é preciso ser um decente ser humano.

O termo “Koshien” aparece muito durante o filme, repetida várias vezes pelo protagonista Daisuke. Koshien refere-se a um estádio, o sagrado Estádio Hanshin Koshien, localizado na província de Hyogo. Lá é realizado o “Campeonato de baseball escolar do Japão”; nele participam cerca de 4,1 mil colégios na tentativa de conquistar uma das 32 vagas para à fase final. Muitos olheiros estão atentos a esse campeonato e é dali que muitos dos grandes jogadores profissionais são tirados. Ou seja, uma das grandes chances para quem sonha em ganhar a vida com o esporte. Um dos exemplos é Otani Shohei, um dos atletas em destaque atualmente nessa categoria (quando j-filme é cultura! <3 ).

Inclusive, ontem deu-se início ao 99º Campeonato de Verão e todas as atenções estão voltadas a esses jovens jogadores. Jornais abrem páginas em seus sites exclusivamente para o evento, a programação televisiva interrompe sua rotina para transmitir os jogos de baseball, e profissionais e amantes do esporte estão 100% conectados para saber de cada resultado. Só para ter uma noção da grandiosidade do que significa o esporte para a nação japonesa!

AOZORA YELL (青空エール) é indicado para quem gosta de esporte, música e, claro, de um romance colegial.

ELENCO

  • Takeuchi Ryoma como Yamada Daisuke
  • Tsuchiya Tao como Ohno Tsubasa
  • Horii Arata como Kido Yasushi
  • Matsui Airi como Wakita Himari
  • Ueno Juri como Sugimura Yuko
  • Hayama Shono como Mizushima Aki
  • Shida Mirai como Mori Yuka
  • Kojima Fujiko como Kasuga Hitomi
  • Yamada Yuki como Usui Kota
  • Taira Yuna como Sawa Akane

MAIS INFORMAÇÕES

  • Principais temas abordados: romance colegial; amizade; motivação, incentivo e dedicação.
  • Baseado no mangá de Kawahara Kazune, publicado em 2008 a 2015 com o mesmo título.
  • Estréia: 20 de agosto de 2016
  • Duração: 126 minutos
  • Disponível: NewAsianTv (legenda em inglês), Mahal Dramas Fansub (legenda em português).
  • Música-tema: Kiseki, canção da banda Greeeen interpretada por whiteeeen: